Projetos

PROJETOS EM ANDAMENTO


Intelectuais, Cultura, Educação e Transições na América Latina


    Descrição: O objetivo geral é analisar como os intelectuais exerceram o papel de mediação ou agiram para promover mudanças na vida social e na esfera educacional em contextos de transições na América Latina. Todos os integrantes propõem projetos que buscam abordar questões educativas circunscritas a trajetórias de intelectuais ou a produções intelectuais em conjunturas de transição. O que articula esta proposição é pensar a História da Educação em intersecção à História Intelectual e à Sociologia dos Intelectuais, tomando os termos intelectual e transição como conceitos polissêmicos. Em sentido geral, a ideia de intelectual é empregada tanto para observar a intervenção direta no mundo da política, quanto para avaliar a atuação nos âmbitos ideológico e simbólico, por meio da produção de escritos na imprensa, de obras sistemáticas ou de ações difusas no campo cultural. A ideia de transição também é aqui tomada em sentido amplo, nomeadamente contemplando: a transição da cultura oral à cultura escrita e letrada, na Colônia Valdense do Uruguai da segunda metade do século XIX; os posicionamentos da Igreja Católica no processo de transição do Estado Novo de Vargas à democracia do final dos anos 1940; e as transições das ditaduras da Argentina, do Brasil e do Uruguai aos regimes democráticos na década de 1980. Nessa perspectiva, ideias como as de movimento e de descontinuidade são fundamentos para que o conceito de transição se sustente como categoria em uma avaliação histórica na qual elementos de permanência e de ruptura possam ser contemplados, num exercício em que a experiência do tempo seja balizada simultaneamente pela representação de algo que perde forma e de algo que ganha forma.
Integrantes: Antonio Romano (UDELAR), Cláudio Suasnabar (UNLP), Federico Alvez Cavanna (UNESPAR), Gerardo Jesús Garay Montaner (UDELAR), Nevio de Campo (UEPG), Natália C. de Oliveira (UFMS), Oriomar Skalinski Junior (UEPG).
Integrantes: Antonio Romano (UDELAR), Cláudio Suasnabar (UNLP), Federico Alvez Cavanna (UNESPAR), Gerardo Jesús Garay Montaner (UDELAR), Nevio de Campo (UEPG), Natália C. de Oliveira (UFMS), Oriomar Skalinski Junior (UEPG).


PROJETOS CONCLUÍDOS


Projeto de Pesquisa: História, Intelectuais e Educação no Brasil e no Uruguai


    Esta proposta de pesquisa inscreve-se no contexto de internacionalização, visando estabelecer bases sólidas para a constituição de centros de excelência de pesquisa das duas Universidades brasileiras: Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG e Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR e da Universidade da República do Uruguai – UDELAR. Este objetivo está inserido na contribuição que a Universidade Estadual de Ponta Grossa exerce no desenvolvimento regional da cidade de Ponta Grossa e na região dos Campos Gerais e da Universidade Estadual do Paraná na região do litoral e nas regiões dos demais campi dessa instituição, em particular na produção de pesquisas que têm em seus horizontes questões relacionadas à educação e sua articulação com as demandas da Educação Básica e educação não escolar (Educação Social e Pedagogia Social), assim como o potencial e a necessidade de articulação da produção acadêmica de âmbito regional/nacional com as investigações da esfera global, aspecto que justifica a relação com a Universidade da República do Uruguai.
    A produção de pesquisas no âmbito da Iniciação Científica, do Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado está vinculada à formação de profissionais que assumem atividades de investigação e de atuação profissional em outros espaços da sociedade civil, contribuindo para o desenvolvimento das regiões. Nesse sentido, é fundamental ampliar as atividades de articulação entre as três universidades, o que implica na necessidade de:
1) Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização, de modo específico nos Programas de Pós-Graduação em Educação e História da UEPG e no Curso de Mestrado Profissional de História da UEPG e da UNESPAR, assim como dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UDELAR;
2) Viabilizar e ampliar a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação;
3) Ampliar as ações de internacionalização já existentes na Universidade Estadual de Ponta Grossa;
4) Promover a mobilidade de discentes, em especial, doutorandos para realizar estágio de doutorado sanduíche;
5) Promover a mobilidade de docentes para o Uruguai e de lá para o Brasil;
6) Elevar os padrões acadêmicos e da qualidade dos programas e currículos;
7) Estabelecimento de parcerias estratégicas para ampliação do horizonte acadêmico e produção do conhecimento;
8) Aprimoramento das atividades de pesquisa e de pós-graduação por meio do estabelecimento de parcerias e redes internacionais;
9) Estabelecer disciplinas ministradas por docentes das três instituições.



Nenhum comentário:

Postar um comentário